As férias começaram! Você sabe como prevenir lesões em crianças?

11/07/2022  |

Julho chegou e com ele vieram as férias escolares. Nesse período, a programação das crianças costuma ficar agitada e cheia de diversão para os pequenos. Apesar de todo esse entretenimento ser necessário, é essencial tomar cuidado com possíveis fraturas e lesões que podem conturbar um pouco os momentos de descanso.
É importante que os pais saibam que nessa fase o sistema musculoesquelético dos pequenos não está completamente desenvolvido, portanto, é mais comum que eles se desequilibrem, caiam ou sofram algum tipo de lesão. Além disso, os limites físicos durante a infância são diferentes e precisam ser respeitados.

As lesões mais comuns na infância

Contusões

As contusões são lesões mais simples, normalmente causadas pelo impacto de algum objeto contra o corpo ou por pequenas quedas, o que popularmente chamamos de pancada. Nesses casos, o golpe não é forte o suficiente para afetar os ligamentos, as cartilagens e as estruturas ósseas, mas é comum o surgimento de vermelhidão, inchaço e leves dores.

Entorses

As entorses, popularmente conhecidas como torções, consistem em lesões causadas nos ligamentos nas regiões de articulações, como o tornozelo. Comumente elas acontecem devido a falhas de movimento quando a articulação perde seu ajuste, fazendo os ligamentos se lesionarem.

Fraturas

As fraturas são os tipos mais sérios de lesão, elas acontecem quando o osso quebra e podem ser geradas por impactos de grandes intensidades, como quedas de regiões altas.

Como prevenir lesões?

É óbvio que não existem regras que façam com que a criança nunca sofra lesão e que é muito importante que elas curtam suas férias com tranquilidade, porém algumas medidas de prevenção podem ser tomadas para tentar evitar ferimentos:

Faça uma avaliação ortopédica nas crianças: com avaliações ortopédicas, é possível descobrir possíveis pré-disposições a lesões. Esse tipo de check-up é essencial para crianças que praticam esportes.

Garanta o uso de equipamentos de proteção individual: durante as atividades, é muito importante ter certeza de que as crianças estão vestidas de forma apropriada e com os possíveis equipamentos necessários, como capacetes e tornozeleiras.

Conheça alguns procedimentos de primeiros-socorros: o ideal é que acidentes não aconteçam, mas se eles acontecerem é importante saber como agir. Em alguns casos é fundamental que haja um atendimento imediato para analisar a situação e evitar possíveis pioras.

O que fazer em casos de lesões?

Dependendo do nível da lesão, o ideal é consultar um ortopedista e ouvir a opinião profissional. O Instituto Maxvitta é especializado em ortopedia e traumatologia, além de focado em priorizar sua qualidade de vida e a dos seus pequenos. Venha nos conhecer!

Referências: https://notortopedia.com.br/lesoes-mais-comuns-em-criancas-nas-ferias-e-como-prevenir/